Páginas

domingo, 30 de outubro de 2011

/* PGC - Programa de Gerenciamento de Clientes */

Como já sabemos, sistemas que gerenciam informações sempre "quebram um galho"(quando bem feitos). É só você pensar que em uma lista com 1000 materiais escritos em papéis precise das informações de um em específico. Mesmo estando organizados em ordem alfabética, por exemplo, essa é uma tarefa bem cansativa. Com um sistema fazendo esse trabalho de armazenar as informações e gerenciá-las, uma função para pesquisar um material se sairia muito melhor.

Há alguns meses, quando eu estava mais ativo na Namelez, surgiu uma proposta de sistema para um salão de beleza. O sistema deveria guardar as informações de clientes, como nome, endereço, telefones de contato, observações, etc. Fazer esse sistema foi uma experiência única, pois além de ter um contato mais direto com o cliente, pude aprender e entender várias das funções de um analista de sistemas.

Vendo que o sistema feito para o salão (que demos o nome de NameleZ SoftHair) havia sido bem sucedido, minha mãe, que trabalha com vendas, pediu que eu fizesse algo similar para ela. Foi aí que surgiu a ideia do PGC. Um sistema simples feito em C e que roda em console do Windows. Algumas características foram decididas de forma a parear com meu conteúdo atual na faculdade, como a linguagem de programação C e o uso de arquivos para guardar as informações.

O projeto ainda está na metade de desenvolvimento. É open-source e você pode fazer *o que quiser* com o código que está no meu perfil do GitHub, bem aqui.
Aceito críticas, boas ou ruins ...



You can do it!

Um comentário:

  1. Fantástico, parabéns!! Talvez queira dar uma olhada na ncurses [1], que é uma lib para construir interfaces no terminal. Com ela você vai poder ter barra de rolagem, interação com mouse, o conceito de janelas, menus e etc.

    Dá uma olhada!

    [1] http://tldp.org/HOWTO/NCURSES-Programming-HOWTO/intro.html#WHATIS

    ResponderExcluir