Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

/* Instalando pacotes manualmente no Gentoo */

     Há pouco tempo resolvi instalar alguma distro Linux no meu notebook. Depois de algumas pesquisas e indicações, escolhi o Gentoo Linux. Ainda estou me habituando ao novo ambiente e frequentemente me surgem dúvidas, onde nada que uma pesquisa básica na internet ou a ajuda do Dalton Matos (que me ajuda ativamente com o Gentoo) não resolva.


     Como desenvolvo programas em Java, resolvi começar a usar o Gentoo também para tal fim. Após baixar o Eclipse, fui fazer emerge da JDK pelo terminal. Foi então que surgiu o problema!
Fiz o emerge normalmente: emerge virtual/jdk
A questão foi que a JDK default do emerge não é a da Oracle. Com isso, um projeto teve alguns problemas de compatibilidade. Fui então procurar como instalar a JDK adequada. Graças a esta página da documentação do Gentoo consegui instalá-la.


Instalando Pacotes Manualmente
     Alguns pacotes não podem ser baixados diretamente pelo emerge, mesmo com modificações em arquivos como o package.license. Isso ocorre por questões de licenciamento, registro, etc.
     Ao tentar fazer emerge de pacotes que estão nesta situação ocorrerá um erro. Será então exibido no terminal o caminho do log (algo parecido com "/var/tmp/portage/.../build.log"). Abra este arquivo com o editor de preferência. Nele você encontrará informações sobre o porque não foi possível fazer o emerge. Se o pacote tiver que ser baixado manualmente, neste arquivo estará indicado aonde fazer o download. Faça o download do arquivo e então copie este arquivo para o caminho /usr/portage/distfiles. Pronto, agora você poderá fazer o emerge deste pacote e, como ele já foi baixado, será compilado(se for o caso) e instalado em seu sistema.
     No caso da JDK7 da Oracle, eu baixei o .tar e copiei-o para a pasta distfiles. Depois disso, dei emerge: emerge dev-java/oracle-jdk-bin, e o pacote foi instalado normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário